1. Bomba tira leite (compre aqui)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno até a criança completar 6 meses. Embora saibamos que depois dessa idade o leite materno sozinho já não contém todos os nutrientes de que o bebê precisa, sendo necessário incluir outros alimentos em sua dieta, o leite materno é rico em imunoglobulinas que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Em alguns casos, a mãe precisará extrair o leite materno usando uma bomba tira leite.
Confira os fatores mais importantes que levam as mães a usar a bomba tira leite:
• aumentar a produção de leite;
• quando a mãe precisa ficar longe do bebê por longas horas;
• quando o bebé é muito pequeno para se alimentar sozinho, por exemplo no caso de bebés prematuros;
• quando a mãe sente que a mama está muito machucada e dolorida devido à amamentação;
• para evitar que a mama fique muito cheia de leite, evitando que ela fique empelotada;
• evita que a mãe tenha que acordar o bebê porque a mama está muito cheia de leite, permitindo que ela acorde no seu próprio tempo;
• permite que a mãe descanse algumas horas à noite e possa se revezar com o pai e/ou Baby Sitter para alimentar o bebê;
• armazenamento do leite, como muitos bebês não conseguem esvaziar totalmente o seio em uma única mamada, é fundamental retirar o leite para estimular sua produção;
Confira os tipos de bombas tira leite disponíveis no mercado:
• Manual : Recipiente que contém uma alavanca e uma válvula na qual a mãe faz um movimento ritmado para promover a liberação do leite materno. A bomba manual é mais econômica e silenciosa, mas demora mais e, dependendo da sensibilidade da mãe, pode ser mais dolorosa. É a mãe quem controla a força de sucção.
• Elétrica Simples : A bomba é semelhante a uma bomba manual, mas a mãe não
precisa fazer o movimento da alavanca - existe um motor que faz isso sozinho. A elétrica é mais confortável e não cansa as mãos porque a mãe não precisa bombear, tornando seu uso mais prático e confortável.
Esta bomba é o modelo swing da Medela e tem opções para graduar o fluxo de leite. Além disso, possui uma opção automática em que a réplica da sucção do bebê (alternando a fraca e a forte) é igual à do recém-nascido.
• Dupla Elétrica : Possui o mesmo sistema da bomba tira leite elétrica simples, porém com duas bombas acopladas que permitem a extração do leite de ambas as mamas ao mesmo tempo. Algumas mães acham estranho tirar leite dos dois seios ao mesmo tempo, mas é importante considerar que é uma economia de tempo - pense que às 2h da manhã, quando a mãe está exausta e cansada, a diferença de ficar acordada por 20 minutos usando a bomba dupla e 40 minutos com a única farão muita diferença. Além disso, é rápido, confortável e eficiente. É adequado para todas as mães, mesmo aquelas que não estão grávidas de gêmeos.
Confira alguns acessórios que podem ser muito úteis na hora de usar sua bomba tira leite:
• A substituição de válvulas e membranas é imprescindível para o funcionamento da bomba;
• Adaptador de carro necessário ao viajar ou em um engarrafamento intenso.
• Saquinhos para guardar leite, mamadeira, copinho, permitindo que o pai, parente ou babá alimente o bebê durante a noite, por exemplo.
( compre aqui )
Recomendação do cliente:
O uso da bomba manual e elétrica é muito pessoal, mas a elétrica costuma ser mais aceita pela maioria dos clientes.
2. Travesseiro de amamentação ( compre aqui )
Este é um acessório muito importante para posicionar o bebê e a mamãe durante a amamentação. O uso do travesseiro permite que a mãe descanse a musculatura, sem precisar suportar o peso da criança, ajuda a evitar tensões nas costas e pescoço da mãe e é super confortável para a criança. Também é muito conveniente para que a criança não estranhe na hora de trocar o colo, em
caso alguém que não seja mamadeira alimente, como o pai, parente e/ou babá e também pode ser utilizado no avião, pois geralmente não oferecem nenhum tipo de acomodação para o bebê.
Geralmente são portáteis e fáceis de carregar, possuem forro lavável e podem ser usados em qualquer idade como almofada e travesseiro. Recomendamos que as mães se sentem em uma cadeira confortável, de preferência com apoio para as costas e apoio para os pés, de forma que os quadris fiquem em um ângulo de 90º e assim não haja sobrecarga muscular.
Confira alguns tipos de almofadas de amamentação disponíveis no mercado:
• Formato U ou S - tradicional: Este travesseiro deve ser colocado sobre a barriga da mãe para que o bebê fique acomodado e alcance o seio com mais facilidade e conforto. Sua vantagem é ser portátil, fácil de transportar e durável, pois a criança poderá utilizá-lo para outras finalidades além do apoio à amamentação. Por exemplo, como travesseiro para relaxar.
• Com apoio para as costas / para gêmeos: Este é um modelo de travesseiro muito popular para futuras mamães de gêmeos, pois envolve o
toda a circunferência do corpo da mãe e pode sustentar uma criança de cada lado.
Também pode ser usado para uma única criança dando maior liberdade de movimento e conforto. Além disso, também oferece apoio lombar, o que torna a amamentação muito mais prazerosa.
3. Conchas de mamilo ( compre aqui )
As conchas são geralmente feitas de silicone e servem para corrigir um mamilo invertido ou um mamilo plano para ajudar na pega do bebê durante a amamentação, proteger o mamilo dolorido e rachado do contato com a roupa, ajudar na cicatrização, coletar leite materno durante a amamentação ou durante sua extração, pois enquanto a criança mama em um seio, o outro também é estimulado e começa a vazar, sendo necessário o uso da concha.
Recomenda-se que a concha tenha furos para ventilação do mamilo, evitando infecções e que o mamilo não seja muito pequeno, senão vai doer. O orifício deve permitir que você coloque o mamilo e um pouco da aréola dentro. Não é recomendado o uso do leite coletado na concha, pois seu armazenamento fora da geladeira pode favorecer a contaminação por bactérias, exceto se for utilizado imediatamente após a coleta, por exemplo, quando é coletado durante a amamentação. Deve ser usado sob o sutiã e o tempo de uso nunca deve exceder 3 horas de uso. Não é recomendado dormir com a concha, principalmente as de base rígida e as utilizadas para formação do mamilo.
Deve ser sempre higienizado e esterilizado antes do uso.
Confira os diferentes tipos de conchas:
• Base Rígida: Sua principal função é auxiliar na formação do mamilo ou para quem tem mamilo invertido. Também pode ser usado durante a gravidez para preparar o mamilo até a criança nasce.
• Base Flexível para mamilo normal: Modelo concha com base flexível. não tem
função de corrigir ou fazer o mamilo. Isso é usado para coletar leite, proteger os machucados e mamilo dolorido e ajudar na sua recuperação.
• Base flexível para invertido mamilo: Modelo concha com base flexível para mamilos invertidos. É usado para ajudar a resolver alguns dos problemas mais comuns da amamentação, como dor e ingurgitamento do mamilo.
4. Protetores de mamilo ( compre aqui )
O bebê nasce sabendo mamar e instintivamente quando colocado próximo ao seio começa a mamar. No entanto, isso não significa que ele saiba amamentar corretamente e é importante que a mãe o ensine a fazê-lo. Para sugar o mamilo, o bebê precisa sugar a aréola para evitar que machuque a mama e estimular mais fluxo de leite. Os protetores de mamilo de silicone foram criados para auxiliar a amamentação nas seguintes situações: quando a mãe tem o mamilo plano ou invertido e a criança tem dificuldade de segurar o seio, quando o seio já está machucado e sensível ou quando já foi introduzido na mamadeira, a criança já está acostumada com o bico de silicone e há a intenção de manter a amamentação com o uso dos protetores de mamilo.
Recomenda-se a compra de no mínimo 2 protetores de mamilos de silicone para cada mama, pois ela é fina e sensível e com o uso frequente, a limpeza e esterilização podem ser facilmente danificadas.
Geralmente existem variações no tamanho do mamilo e é importante comprar um que se ajuste à largura do seu mamilo.
Confira alguns tipos diferentes de protetores de mamilo:
• Base Redonda: É um bico de silicone onde sua base cobre toda a aréola, protegendo totalmente o contato com a pele.
• Base Irregular: Este tipo de bico não cobre toda a aréola, mas permite que o nariz da criança fique em contato com a pele da mãe.